www.murilobrasil.com.br - O EMERGENTE E OS ADOLESCENTES DE LOUROS CACHOS SEDOSOS - Seja bem-vindo.

 

Caius Petronius Arbiter (Petrônio) escritor de grande prestígio na corte de Nero, mas que, vítima de intrigas, foi obrigado, pelo imperador, a suicidar-se, também referiu-se ao jogo de bola. Na sua obra mais conhecida, Satiricon, há o personagem Trimalchionis (Trimalcião), um novo-rico dado a orgias, festins e ridículos excessos. Contudo, há nele um aspecto interessante: gostava de promover competições esportivas, entre elas animados jogos de bola, com grupos de adolescentes de louros cachos sedosos.

 

Trimalcião, um cortesão de acentuada calvície, que usava vistosas chinelas e vestia luxuosas túnicas de púrpura, organizava disputas de harpastum e follis, premiando generosamente aqueles que se destacavam pela habilidade em lances, que hoje chamaríamos de "dois-toques". O emergente também promovia movimentados  torneios, com ruidosas partidas, onde ele atuava como árbitro, técnico, massagista, roupeiro, além de outras funções. Os jogos realizavam-se na sua casa de campo, em Cumes, ou nos jardins de Pompeu, soberano romano entre os anos 67 / 61 a.C.

 

As "peladas" do personagem de Satiricon eram por vezes interrompidas por Fortunata, sua esposa, que embriagada e acompanhada de espevitadas amigas invadia o campo de jogo para tumultuar o andamento das partidas.

 

Satiricon, que serviu a Federico Fellini para realizar, em 1969, um dos seus melhores filmes, é obra que pertence ao gênero satírico, bastante utilizado por escritores gregos e romanos. Aristófanes, nascido 450 anos antes de Cristo, foi considerado o criador da literatura do deboche. Em Roma, a sátira floresceu com Gaio Lucilio, Horácio, Pérsio e Juvenal.

 

Castigat ridendo mores (Rindo castigam-se os costumes) servia para a crítica bem-humorada, muitas vezes disfarçada, aos excessos dos detentores do poder, à corrupção dos políticos, às extravagâncias dos novos-ricos e a tantas outras mazelas do Império. Os cruéis espetáculos públicos nas arenas romanas tornaram-se alvo de críticas contundentes, com muitos pedindo a substituição dos combates entre gladiadores e do horror de gente lançada às feras, por outros tipos de diversão.

 

Trimalcião, embora suas ridículas atitudes e sua forte inclinação por belos rapazes, tinha lá uma virtude: gostava de um joguinho de bola . . .