...::: www.murilobrasil.com.br ...:::... Seja bem-vindo - INTRODUÇÃO - Seja bem-vindo :::...

 

Ao longo da História, existiram religiões que, perseguidas, foram extintas; hábitos que desapareceram; povos que chegaram a viver o esplendor, decaíram, deixando apenas obscuros descendentes. Movimentos políticos que abalaram o mundo, influíram sobre consciências, mas foram esquecidos. O futebol, ao contrário, um mero divertimento, resistiu a tudo, enfrentando decretos reais e pressões as mais variadas . . .

A História do Futebol começou quando um nosso remoto antepassado, do tempo das cavernas, chutou um fruto caído, fazendo-o voar para longe. O impulso do homem em movimentar os corpos inanimados tinha criado o mais apaixonante e popular de todos os esportes.

Os tempos antigos foram testemunhas do jogo de bola, com os pés ou mãos, e esta prática surgiu como decorrência natural da atividade humana; se o homem perseguia, ou era perseguido, tinha de usar toda sua destreza física para assegurar a sobrevivência. Nosso ancestral corria, pulava, nadava e arremessava suas armas. Movimentar o corpo por diversão ainda não estava nos seus planos, até que o fruto, ou a pedra, despertou o instinto do chutão . . .

Pinturas rupestres (nas cavernas) retratam o homem em atitude de jogo; gravuras antiqüíssimas mostram cenas de chutes, cabeçadas e pegadas.

O pontapé inicial foi dado, o lance saiu da pré-história, tabelou com todos os estágios do homem sobre a Terra e chegou aos nossos dias em meio à paixão e ao delírio das torcidas.